Spotify

O pai dos serviços de música via streaming é otimizado para iOS

O Spotify é um app de música via streaming que permite escutar milhões de canções no seu iPhone, iPod ou iPad. Ler descrição completa

PRÓS

  • Biblioteca grande e em expansão
  • Excelente qualidade de som
  • Modo offline
  • Bela interface
  • Muitas maneiras de descobrir música

CONTRAS

  • Acaba com a bateria quando usa 3G ou 4G
  • Alguns elementos da interface são complicados

Muito bom
8

O Spotify é um app de música via streaming que permite escutar milhões de canções no seu iPhone, iPod ou iPad.

Música ilimitada

Você pode usar o aplicativo para ouvir qualquer item da enorme e sempre em ampliação biblioteca do Spotify. É possível sincronizar o programa com playlists que você tenha no desktop, criar novas ou apenas ouvir seleções de canções, álbuns ou artistas.

O Spotify está ficando cada vez melhor no descobrimento de músicas, e há várias formas de expandir sua consciência musical por meio do app. Por exemplo, a seção *Browse *permite explorar listas de reprodução de diferentes gêneros musicais. Há milhares delas disponíveis, e são uma boa forma de encontrar subgêneros do tipo de música que você gosta.

A seção Mood (não disponível no iPad, infelizmente) inclui playlists inspiradas em ações ou sentimentos. Exemplos incluem "canções para cantar no banheiro", "música para o pôr-do-sol" e "reenergizar". Assim como acontece com os Gêneros na seção Browse, dá para aplicar filtros para estabelecer os tipos de humor que serão exibidos.

A função Discover do Spotify é um jeito mais simples de descobrir novas faixas que podem ser do seu interesse. Ela recomenda artistas, músicas e álbuns baseados nos seus hábitos como ouvinte e no que pessoas próximas estão ouvindo.

Se você achar as listas de reprodução muito complicadas de manter, vai ficar feliz de saber que existe a função Your Music no Spotify, que permite adicionar canções a uma coleção não organizada naqueles momentos em que você não quer ter o trabalho de colocar faixas em um determinado lugar. Esta é uma das novas funções presentes na versão 1.0 do Spotify, e oferece aos usuários do programa uma forma de gerenciar canções já disponíveis em apps rivais como Rdio ou Google Play Music.

As Playlists continuam sendo, claro, uma função-chave do Spotify. Você pode usar o app para ouvir playlists já criadas com as versões do software para celular, desktop ou web. E há mais coisas que você pode fazer com as listas, incluindo editar, compartilhar ou até torná-las colaborativas, para que outros possam adicionar músicas a elas também.

O Spotify oferece suporte para escutar offline, o que é uma maravilha para economizar no plano de dados móvel. Simplesmente marque uma playlist como "Disponível offline" e as faixas se armazenarão em cache no seu dispositivo para que seja possível ouvi-las sem conexão com a internet.

A função Radio dentro do Spotify é outra boa maneira de descobrir faixas e artistas com o seu estilo. Você pode escutar estações relacionadas a um gênero ou construir estações ao redor de artistas, faixas e até playlists que tenha escutado.

Você pode mudar a qualidade do áudio das faixas no Spotify no menu Settings. Na configuração "Normal", a qualidade é bastante boa, mas se você quiser uma qualidade cristalina, pode alterá-la para "Extreme" (embora, obviamente, isso coloca uma carga extra sobre a performance do streaming).

O menu Settings é também a casa de controles sociais, na qual você pode selecionar se deseja que as pessoas que o seguem possam ver sua atividade, assim como optar por alimentar a lista de canções ouvidas do Last.fm. As configurações de reprodução incluem cross-fading, reprodução contínua e uma opção para esconder músicas que não podem ser reproduzidas.

Design elegante

Nós amamos o design da interface do Spotify para iPhone, que foi recentemente melhorada na versão 1.0 do app. A interface está não apenas mais clara e fácil de usar, mas parece mais moderna e estilosa também.

O app do Spotify é, no geral, fácil de usar. Traz uma barra lateral deslizante com todas as principais características do app. As listas de reprodução são fáceis de editar, permitindo que você remova faixas com um clique e reordene as canções clicando sobre elas e arrastando-as para cima e para baixo. Nossa única queixa com relação à interface é que os botões do menu contextual (os que servem para compartilhar, adicionar à playlist, etc.) são muito pequenos na versão para iPhone.

A marca registrada do Spotify nas cores preta, branca e verde está estampada em toda a interface, mas de um jeito que é mais suave para o olhar do que era antes. A tipografia é gorducha, mas elegante, a barra lateral semitransparente tem uma aparência interessante e a arte da capa desfocada que aparece em segundo plano quando uma música está tocando reforça o look geral do iOS 7. Nós também gostamos de ver imagens de artistas em um círculo e as capas dos álbuns, em um quadrado. É um jeito direto de ajudar a distinguir os dois, e, de novo, encaixa bem nos princípios do design do iOS 7.

A versão para iPad do Spotify ainda precisa passar por uma remodelação geral, mas continua sendo funcional e fácil de usar.

Algo importante a notar no uso do app móvel do Spotify é que ele pode rapidamente drenar sua bateria. Dependendo do seu dispositivo e se você está escutando música via streaming ou offline, é bom levar em conta que ele pode gastar toda a bateria disponível em questão de três ou quatro horas.

Uma alegria para os amantes da música

O Spotify realmente supera outros apps de descobrimento de músicas com o seu funcionamento direto, a sua interface funcional e uma impressionante biblioteca de canções.

Alterações

  • Por meio de uma peculiaridade de seu sistema de numeração de versão, a versão 1.0 do aplicativo Spotify chega mais de dois anos depois do lançamento inicial do app para iOS. O aplicativo para iPhone foi redesenhado a partir do zero, dando-lhe uma aparência mais moderna que se encaixa melhor no estilo do sistema operacional iOS 7.

  • Além de todo a mudança visual, há o novo recurso Your Music para adicionar músicas a uma coleção pessoal, permitindo que você salve todas as canções que gosta em um só lugar, e as melhorias voltadas às listas de reprodução na seção Browse.

Spotify

Download

Spotify 5.6.0